Muito prazer. Meu nome é Ana, eu tenho 24 anos e sou publicitária e fotógrafa. Meu cabelo é naturalmente cacheado (tipo 3A) e durante 12 anos eu o alisei com química, sem conhecer como meu cabelo verdadeiramente era. Em abril de 2020 surgiu um desejo de me conhecer e cuidar mais de mim mesma. Assim, eu iniciei meu processo de transição capilar.
Resolvi cortar todo meu cabelo liso, me desapegando do que não me representava mais. A partir daí, cada cachinho que nascia era um novo pedaço de mim que nascia também e que eu queria cuidar da melhor maneira possível. Foi assim que comecei a fazer pesquisas sobre como cuidar melhor do meu novo cabelo, como deixar ele legal no Day After e como manter cada hidratação. Foi nesse processo que eu soube das toucas de cetim. Logo conversei com minha avó costureira e pedi uma touquinha e também fronhas de cetim. O resultado ficou incrível e eu senti que precisava compartilhar isso com minhas amigas. Várias delas logo me mandaram mensagens perguntando se a vovó aceitaria encomendas. Assim surgiu a oportunidade de começar a Cetim-tim!
Nesse momento, a parceria com minha mãe, Míriam, surgiu como algo natural. Contadora e estudante de psicologia, ela sempre se interessou bastante por produção de peças de vestuário. Nossa empolgação em pesquisar novos produtos relacionados ao autocuidado, muitos deles difíceis de encontrar no mercado, tornou-se o combustível de todo nosso trabalho. Além disso, minha atuação como diretora de arte foi crucial no desenvolvimento da identidade visual, conteúdo e ensaios fotográficos da Cetim-tim. No cotidiano, enquanto eu tomo conta das redes sociais, minha mãe cuida de tudo que está por trás delas, escolhendo pessoalmente os tecidos, conversando com nossas queridas costureiras – minha vó (Dona Tida), Isméria e Nica –, tirando dúvidas de nossas clientes e preparando cada pedido. Somos muito gratas a toda essa equipe de mulheres e aos demais colaboradores. Se hoje conseguimos entregar produtos com qualidade de primeira linha, em tempo hábil e custo acessível, é graças a toda esta equipe.
A Cetim-tim tem crescido de maneira orgânica, consolidando nosso sonho e ficando com a nossa cara. Eu e minha mãe temos uma ótima convivência, o que torna tudo mais prazeroso. Nos divertimos demais e é muito gratificante saber que estamos colaborando para a autoestima das pessoas. Eu sigo usando todos os produtos da Cetim-tim no meu dia-a-dia e me apaixonando cada vez mais pelos efeitos do cetim no meu cabelo.
Nós vendemos produtos nos quais acreditamos e seguiremos fazendo tudo isso com muito amor.
Obrigada a todas as pessoas que nos apoiam e acreditam no nosso trabalho.
Um beijo,
Ana.